Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Em São Paulo, Pacto Global realiza fórum com especialistas em sustentabilidade e direitos

Notícias

Em São Paulo, Pacto Global realiza fórum com especialistas em sustentabilidade e direitos

Evento na quarta-feira (16) celebra os 15 anos da Rede Brasil do Pacto Global. Durante o encontro, que acontece no Museu de Arte de São Paulo (MASP), a inciativa lançará uma publicação sobre como o mundo corporativo pode apoiar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).

publicado: 15/05/2018 16h17 última modificação: 15/05/2018 16h18

A Rede Brasil do Pacto Global da ONU realiza nesta semana (16), em São Paulo, um fórum com especialistas em sustentabilidade, igualdade de gênero, direitos humanos e combate à corrupção. Evento celebra os 15 anos da aliança nacional de empresas. Durante o encontro, que acontece no Museu de Arte de São Paulo (MASP), a inciativa lançará uma publicação sobre como o mundo corporativo pode apoiar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).

O fórum terá mesas sobre os avanços na adoção de modelos de produção sustentáveis, além de discussões sobre agricultura, mudança climática e gestão dos recursos hídricos; integridade no setor de construção; práticas para enfrentar a corrupção; financiamento dos ODS; empoderamento feminino no setor privado; e os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Entre os convidados para o dia de debates, estão o coordenador-residente da ONU no Brasil e representante-residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Niky Fabiancic, a representante nacional da ONU Mulheres, Nadine Gasman, e o representante do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) na América do Sul, Francisco Xavier Mena.

A atriz e escritora Maria Paula realizará a abertura do evento. Também participam, como mediadores dos painéis do fórum, a colunista do El País, Eliane Brum; a jornalista e comentarista da GloboNews, Andréia Sadi; o também jornalista e ex-diretor da National Geographic Brasil, Matthew Shirts; e a representante-residente assistente do PNUD no Brasil, Maristela Baioni.

Para se inscrever, clique aqui.

Estratégia de implementação dos ODS nas empresas

Durante o fórum, a Rede Brasil lançará a publicação “ODS nas Empresas – Soluções e Oportunidades”, uma estratégia de implementação dos objetivos da ONU para o mundo corporativo. O documento traz uma metodologia de cinco etapas para que empresas compreendam as metas, promovam capacitações entre seus funcionários, mobilizem suas lideranças, acompanhem progressos e disseminem boas práticas em sua cadeia de valor e com a ONU, o poder público e a população.

A apresentação do material será feita pelo secretário-executivo da Rede Brasil, Carlo Pereira, durante o painel “Estratégias de negócios para empresas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e à Agenda 2030 das Nações Unidas”.

O Pacto Global acredita que corporações que promovem os ODS têm mais vantagens competitivas e estão mais preparadas para atender às necessidades de seus clientes, além de ter um relacionamento melhor com a sociedade, governos, políticas públicas e programas de incentivos.

Companhias interessadas em integrar os ODS em suas práticas podem consultar o Pacto Global e participar dos treinamentos e grupos temáticos promovidos pela aliança de empresas. Para as instituições que ainda não fazem parte da iniciativa ou ainda não escolheram seu nível de engajamento, é possível se tornar signatária ou participante da Rede. Saiba mais clicando aqui.