Notícias
CNODS realiza primeira reunião extraordinária
Na última sexta-feira, (27) a Comissão Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS), presidida pelo Ministro Antônio Imbassahy, realizou, no Palácio do Planalto, reunião extraordinária para discussão da proposta do Plano de Ação da Comissão para o período 2017-2019. Um grupo de trabalho da própria Comissão elaborou a minuta que foi encaminhada para a discussão no plenário da instância máxima de governança da Agenda 2030 Brasil.
A minuta sofreu ajustes e aprimoramentos e gerou uma nova versão do Plano de Ação, que será submetida, por meio eletrônico, a todos os membros da CNODS para aprovação final. O Plano é composto por cinco grandes eixos (Gestão e Governança; Disseminação da Agenda 2030; Internalização; Territorialização; Interiorização; e Acompanhamento e Monitoramento) que se consolidam por meio de objetivos e resultados concretos, que preveem ainda produtos determinados e prazos de execução.
De acordo com o secretário-executivo da Comissão, e Secretário Nacional de Articulação Social da SEGOV/PR, Henrique Villa, após a aprovação do Plano, o próximo passo será divulga-lo amplamente, apresentando-o para a sociedade em geral: “a Comissão recomendou ao final da reunião que após o lançamento do Plano, a secretaria-executiva deva chamar atores-chave a contribuir para seu aprimoramento, por meio de consulta pública com intuito de refiná-lo”. Esse processo ocorrerá no decorrer do 1º semestre de 2018.
Além do Plano de Ação, durante a reunião da CNDOS foram feitos informes referentes ao Acórdão TCU 1968/2017 que trata da internalização dos ODS no Brasil, a realização do Fórum Interconselhos nos dias 08 e 09 de novembro e a publicação da portaria nº 81 em 11/10/2017 que aprova o regimento interno na CNODS. Também foram tratados assuntos operacionais, o cronograma para as próximas reuniões e o calendário de eventos para 2018.