Notícias
CNODS participa do Fórum Político de Alto Nível, em Nova Iorque.
Integrantes da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS) estão em Nova Iorque onde participam do Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável. Eles compõem uma comitiva de cerca de 50 pessoas entre representantes da sociedade civil, governos, parlamento, academia e setor privado que representam o Brasil no evento que está sendo realizado na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) e termina nesta quinta-feira (19). O Fórum, que teve início no último dia 09, tem como objetivo avaliar o progresso na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e discutir casos de sucesso, desafios e lições aprendidas para a construção de um planeta mais pacífico, próspero e saudável até 2030.
A comitiva está participando da etapa do Fórum que trata da apresentação dos Relatórios Nacionais Voluntários dos países membros e teve início na segunda-feira (16). Ao longo da semana 47 países apresentarão seus Relatórios Nacionais Voluntários sobre o processo de implementação e acompanhamento dos ODS. Nesta edição do Fórum serão avaliados os avanços dos países na implementação dos ODS 6 (Água potável e saneamento), ODS 7 (Energia limpa e acessível), ODS 11 (Cidades e comunidades sustentáveis), ODS 12 (Consumo e produção sustentáveis) e ODS 15 (Vida terrestre).
O secretário executivo da CNODS e secretário Nacional de Articulação Social, Henrique Villa, faz parte da comitiva. Segundo ele, na abertura do evento, foi destacado que a agenda 2030 é um desafio mundial. Outros pontos destacados pela ONU foi o estímulo a criação de fundos de financiamento mais robustos para atender países que necessitam de mais ajuda e a necessidade de uma maior adesão política. O aumento da pobreza de da fome no mundo nos últimos três anos também foi destaque.
De acordo com Henrique Villa, a participação do Brasil no evento mostra a importância crescente que a sociedade brasileira dá a agenda 2030. "O Brasil cada vez mais reconhece a importância da agenda e se faz presente em eventos como esse, com toda a diversidade de atores, e com isso o país se compromete com as ações vinculadas aos ODS. É uma caminhada que está no começo, mas com muita possiblidade de ter resultados concretos por causa desse comprometimento de atores brasileiros de diversas matizes", destacou.
Durante toda a semana a comitiva brasileira estará participando de eventos paralelos, workshops para a elaboração dos relatórios voluntários nacionais e acompanharão discussões sobre exemplos de implementação dos ODS.