Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CNODS e ONU se reúnem antes do Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável

Notícias

CNODS e ONU se reúnem antes do Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável

publicado: 13/07/2018 16h42 última modificação: 18/07/2018 16h36

Integrantes da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS) se reuniram nesta sexta-feira (13) com a equipe da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil. Durante a reunião, os participantes fizeram um balanço das ações desenvolvidas no país para a implementação dos ODS 6 (Água potável e saneamento), ODS 7 (Energia limpa e acessível), ODS 11 (Cidades e comunidades sustentáveis), ODS 12 (Consumo e produção sustentáveis) e ODS 15 (Vida terrestre) que fazem parte da Agenda 2030. Na ocasião, a ONU distribuiu publicação com documentos temáticos que ela considera relevante no processo de implementação dos referidos objetivos. A publicação será apresentada durante o Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável, cuja etapa que trata da apresentação dos Relatórios Voluntários dos países membros começa na 2ª feira (16) e vai até a 5ª feira (19), na sede da ONU em Nova Iorque.

O Fórum está desde o dia 09 de julho  reunindo representantes de governos, sociedade civil e setor privado e tem como objetivo avaliar o progresso na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e discutir casos de sucesso, desafios e lições aprendidas para a construção de um planeta mais pacífico, próspero e saudável até 2030.

Durante a reunião dos representantes da Comissão Brasileira com atores da ONU, ocorrida no auditório Carlyle Guerra de Macêdo da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) o secretário executivo da CNODS e secretário Nacional de Articulação Social da Secretaria de Governo da Presidência da República, Henrique Villa, destacou a importância da articulação da CNODS com as diversas instâncias representativas da ONU no Brasil para o sucesso da iniciativa brasileira na Agenda 2030. O titular da SNAS/SEGOV/PR lembrou ainda da responsabilidade da CNODS em “fortalecer a governança da Agenda 2030 Brasil para que o País possa se manter focado nos compromissos assumidos, mesmo no período de transição que se aproxima” destacou. O Secretário Henrique Villa compõe a comitiva brasileira que vai representar o Brasil no evento em Nova Iorque que será presidida pelo Embaixador José Marcondes, representante titular do MRE na CNODS.

Fórum

Nesta edição, serão avaliados os avanços dos países na implementação dos ODS 6 (Água potável e saneamento), ODS 7 (Energia limpa e acessível), ODS 11 (Cidades e comunidades sustentáveis), ODS 12 (Consumo e produção sustentáveis) e ODS 15 (Vida terrestre).  47 países apresentarão seus Relatórios Nacionais Voluntários sobre o processo de implementação e acompanhamento dos ODS. A delegação brasileira apresentará um documento que indica os avanços nacionais no alcance da Agenda 2030. Representantes do governo e da sociedade civil também participarão de eventos paralelos, workshops para a elaboração de revisões voluntárias nacionais e acompanharão discussões sobre exemplos de implementação dos ODS.

Desde 2017, o Sistema ONU no Brasil, por meio do Grupo Assessor para a Agenda 2030, publica a série “Documentos Temáticos”, que apresenta temas e questões que a ONU considera relevantes no âmbito do processo de implementação dos ODS a serem apreciados no fórum. O objetivo é fornecer subsídios à Comissão Nacional dos ODS, nas diferentes temáticas.

Desde a entrada em vigor da Agenda 2030, o número de países que apresentou suas contribuições voluntárias mais do que dobrou. Após o fórum deste ano, mais de 120 países já terão submetido suas contribuições, mostrando o forte compromisso no enfrentamento dos maiores desafios globais para o desenvolvimento sustentável do planeta.

O evento é a plataforma global para fornecer liderança política, orientações e recomendações para a implementação dos ODS. O encontro aponta iniciativas que têm resultados positivos, no âmbito do cumprimento da Agenda 2030, e orienta ações que devem ser aprimoradas, com foco na erradicação da pobreza, no crescimento econômico e na sustentabilidade do planeta.

Anualmente, o fórum se reúne a nível ministerial, sob os auspícios do Conselho Econômico e Social (ECOSOC) da ONU. Todos os ODS são analisados dentro de um ciclo de quatro anos, com o ODS 17 (Parcerias e meio de implementação) sendo discutido em cada sessão do fórum.

No nível global, o fórum é a principal plataforma para acompanhamento e revisão do cumprimento da Agenda 2030. Seu mandato é promover melhor responsabilização e concentrar esforços, também, em ações de territorialização dos ODS, que é o processo que fortalece ações em âmbito local para o alcance do desenvolvimento sustentável.

Por fim, está previsto que a cada quatro anos, o fórum se reunirá em nível de chefes de Estado na Assembleia Geral da ONU, com a intenção de encaminhar questões do desenvolvimento sustentável à agenda política internacional.

Clique aqui para fazer o download da série “Documentos Temáticos”.

 

Com informações da ONU Brasil.