Notícias
Chefe da unidade de capacitação visita maior projeto do ONU-Habitat no Nordeste
O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT) realizou em agosto (15) uma palestra em Maceió (AL) sobre como implementar a agenda global de desenvolvimento urbano sustentável no estado, trazendo reflexões a partir da experiência internacional. O evento contou com a participação de representantes do governo estadual, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Prefeitura Municipal de Maceió, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas, do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Alagoas, além de professores e estudantes de universidades do estado.
O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT) realizou em agosto (15) uma palestra em Maceió (AL) sobre como implementar a agenda global de desenvolvimento urbano sustentável no estado, trazendo reflexões a partir da experiência internacional.
A palestra foi ministrada por Claudio Acioly, chefe da unidade de capacitação e formação profissional da sede do ONU-Habitat em Nairóbi, no Quênia. Sua missão foi conduzir atividades de capacitação, aperfeiçoamento e formação profissional com servidores estaduais envolvidos na formulação e implementação de políticas e programas urbanos no projeto “Prosperidade Urbana Sustentável e Inclusiva no Estado de Alagoas: Uma Iniciativa Integrada”, implementado pelo ONU-Habitat em cooperação com o governo estadual.
Durante a palestra, intitulada “Moradia no centro da Nova Agenda Urbana”, Acioly abordou as interconexões entre Agenda 2030, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Nova Agenda Urbana. (acesse aqui a apresentação)
O evento contou com a participação de representantes do governo estadual, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Prefeitura Municipal de Maceió, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas, do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Alagoas, além de professores e estudantes de universidades do estado.
Heitor Maia, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas, incentivou a participação da sua equipe técnica na palestra por considerar os assuntos abordados relevantes para compreender as intersecções entre as agendas globais de desenvolvimento e os projetos locais de urbanização de favelas e de acesso à moradia adequada.
Ele destacou ainda a importância da realização deste tipo de evento no estado, uma vez que foram apresentadas as discussões globais sobre as temáticas e debates sobre formas de as metas e indicadores urbanos dos ODS e da Nova Agenda Urbana serem territorializados nos espaços urbanos de Maceió.
Além da palestra e das visitas às grotas de Maceió que já receberam ações de acessibilidade, mobilidade, infraestrutura e melhoria habitacional executadas pelo governo de Alagoas por meio do Programa Vida Nova nas Grotas, foram realizadas reuniões para capacitação, aperfeiçoamento e atualização profissional com secretários(as) e servidores(as) das secretarias estaduais da Fazenda, do Planejamento, Gestão e Patrimônio, de Transporte e Desenvolvimento Urbano e de Infraestrutura.
O objetivo dessas reuniões foi conduzir preliminarmente uma avaliação das necessidades de formação com as equipes do governo estadual, dentro do escopo de desenvolvimento de um programa de capacitação e treinamento para projetos e políticas públicas estaduais a ser implementado posteriormente em parceria com o ONU-Habitat.
Andreia Estevam, superintendente especial de Transporte e Desenvolvimento Urbano, considera a avaliação das necessidades de formação importante para levantar as demandas de conhecimento e oportunidades de melhora de desempenho da sua equipe de trabalho, e também para conhecer as ferramentas de avaliação existentes na unidade de capacitação e formação profissional do ONU-Habitat.
Por fim, Acioly avaliou a missão ao estado como uma importante etapa de reconhecimento dos esforços desempenhados pelo governo de Alagoas para melhoria da qualidade de vida dos assentamentos precários da capital, Maceió, e também uma oportunidade de identificar as habilidades, prioridades temáticas e necessidades de atualização, capacitação e fortalecimento institucional a serem trabalhados pela equipe local na implementação do projeto no estado.
Fonte: ONU Brasil