Notícias
1ª Edição do Prêmio ODS Brasil 2018 recebe mais de 1.000 inscrições
Quando a 1ª Edição do Prêmio ODS Brasil foi lançada no Palácio do Planalto, no dia 01 de março de 2018, diante de um Salão Oeste lotado de parceiros do Estado brasileiro na caminhada até 2030, o prenúncio de um forte apoio à iniciativa se desenhava.
Com o objetivo de incentivar, valorizar e dar visibilidade a práticas que contribuam para alcançar os objetivos e metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável no território brasileiro, o Prêmio ODS Brasil foi instituído. Além do reconhecimento aos parceiros que transformam a realidade no território, o Prêmio ainda, contribuirá para a formação de um “banco de práticas” que servirá de referência na implementação e disseminação da Agenda.
A divulgação do Prêmio foi totalmente colaborativa e participativa, mesmo em um curto espaço de tempo. Importante destacar o papel fundamental dos membros da Comissão Nacional para os ODS (CNODS), em seus estados, e o papel da sociedade civil que mobilizou os atores nas 27 capitais do Brasil onde ocorreram Seminários de lançamento do Prêmio. Esse engajamento foi fundamental para a aproximação e o estabelecimento de diálogo com atores municipais e estaduais governamentais, universidades, federações de indústria, terceiro setor, etc. O apoio da Subchefia de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo da Presidência da República (SAF/SEGOV-PR), foi importante para facilitar o relacionamento com os entes subnacionais. Graças ao envolvimento dos parceiros locais e das organizações-membro da CNODS, os 27 seminários de lançamento do Prêmio registraram cerca de 2.000 participantes, que manifestaram interesse em participar do processo.
Na última segunda-feira, 16 de julho, encerraram-se as inscrições da 1ª Edição do Prêmio, e 1045 Práticas de todas as Unidades da Federação, de todos os lugares do Brasil, em todas as categorias foram enviadas à Secretaria Nacional de Articulação Social da Secretaria de Governo da Presidência da República (SNAS/SEGOV-PR), que coordena a 1ª Edição do Prêmio.
Nos próximos meses um comitê técnico composto de instituições de excelência do Estado Brasileiro estará debruçado sobre a pré-seleção e avaliação preliminar das práticas, conforme orienta o regulamento do Prêmio. Na etapa final de seleção, um júri composto por nove representantes da sociedade brasileira com contribuição reconhecida ao desenvolvimento sustentável, decidirá pelas 3 práticas agraciadas em cada uma das quatro categorias (Governos municipais e estaduais, organizações com fins lucrativos, organizações sem fins lucrativos, e instituições de ensino/pesquisa/extensão). As práticas agraciadas serão reveladas em dezembro, em cerimônia que será realizada no Palácio do Planalto.
A SNAS/SEGOV-PR reitera os agradecimentos a todas as instituições envolvidas na 1ª Edição do Prêmio ODS Brasil, e reafirma a importância da Agenda para o Brasil, bem como as oportunidades que a mesma oferece para o surgimento de um país mais justo, solidário e desenvolvido em 2030.