Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Sobre o Programa

Programa Nacional de Voluntariado

Para incentivar e valorizar o trabalho voluntário no Brasil, o governo federal criou o Programa Nacional de Voluntariado – Viva Voluntário. O objetivo é reunir esforços do setor público, do terceiro setor e da iniciativa privada para promover o engajamento das pessoas em ações transformadoras da sociedade.

Existem no Brasil inúmeras iniciativas que contam com voluntários que atuam em prol do desenvolvimento de suas comunidades, envolvendo-se em algum projeto. No entanto, grande parte das iniciativas carece de organização e de estrutura adequadas que permitam a sustentabilidade e a continuidade dos projetos.

Para isso, o Viva Voluntário quer incentivar o desenvolvimento de uma cultura do voluntariado e de educação para a cidadania que fortaleça as organizações da sociedade civil e promova uma participação ativa da sociedade.

Para conectar voluntários e organizações, a Plataforma do Voluntariado disponibilizará as oportunidades de trabalho voluntário para que os interessados possam participar e também cursos e capacitações tanto para os voluntários como para as organizações.

A Plataforma também indicará como cada atividade de voluntariado está contribuindo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, como educação de qualidade, saúde e bem-estar e erradicação da pobreza.

 Fonte: Governo do Brasil, com informações da Casa Civil e do Pnud