Você está aqui: Página Inicial > Comunicação > Notícias > 2018 > Julho > Abrascão debate relação entre agroecologia e saúde coletiva

Notícias

Abrascão debate relação entre agroecologia e saúde coletiva

publicado: 27/07/2018 12h33, última modificação: 27/07/2018 13h31
Foto: Agência Sebrae

Foto: Agência Sebrae

As conexões entre os campos da Saúde Coletiva e Agroecologia têm despertado o interesse de cada vez mais sanitaristas e agroecólogos no Brasil com temas interdisciplinares e interdependentes. O Grupo Temático Saúde e Ambiente preparou um levantamento de atividades da programação do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva – Abrascão 2018 que abordarão as relações entre Saúde e Agroecologia ou podem contribuir nesse sentido. 

Para o grupo, a agroecologia é a única maneira de conseguir que a produção agrícola seja compatível com o meio ambiente e com a Saúde Coletiva enquanto ferramenta de compreensão do processo de adoecimento no contexto da sociedade brasileira. 

A ideia foi contribuir para que todas e todos os interessados no tema da Agroecologia possam montar suas agendas de atividades e juntos fortalecer as redes de atuação. A recomendação é, a partir do levantamento disponibilizado acima, acessar a programação completa do Congresso e conferir onde serão as sessões, confirmar o setor e o número das atividades e localizá-las no mapa. Clique aqui para acessar as atividades mapeadas. 

A organização do Abrascão 2018 priorizou a parceria com pequenos produtores agroecológicos e defende escolhas em favor de um sistema alimentar mais justo e solidário, como caminho para a garantia de alimentação saudável. Isso inclui a presença de uma Feira Agroecológica tanto na Uerj como na Fiocruz, da qual participam um conjunto de organizações e movimentos sociais com atuação no Rio de Janeiro – um lugar de sabores e saberes aberto para ocupação e diálogo. 

Consea no Abrascão

Maior evento científico da área da Saúde deste ano, o Abrascão conta com a participação de integrantes do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) nas palestras e mesas-redondas.

Durante o encontro, a presidenta do Consea, Elisabetta Recine, a ex-presidenta do órgão, Maria Emília Lisboa Pacheco, e as conselheiras Ana Paula Bortoletto, Inês Rugani e Vanessa Schottz debaterão temáticas que compõem o campo interdisciplinar da alimentação e nutrição em saúde coletiva.

Promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o encontro se estende até o próximo dia 29 e reúne professores, pesquisadores, gestores, alunos de graduação e pós-graduação de todas as áreas da Saúde Coletiva.

Fonte: Ascom/Consea, com informações da Abrasco.