Você está aqui: Página Inicial > Comunicação > Notícias > 2017 > Explosão de sabor: festas juninas resgatam tradições alimentares

Notícias

Explosão de sabor: festas juninas resgatam tradições alimentares

por publicado: 19/06/2017 09h54 última modificação: 19/06/2017 16h42

 

“O milho já está maduro / Na palha vai se assando / No São João e São Pedro / A festa de maior brilho / Porque pamonha e canjica / Completam a festa do milho”, cantava o “rei do baião” Luiz Gonzaga, saudando os sabores das tradições alimentares dos festejos juninos.

Além das danças em volta da fogueira de São João, as comidas são símbolos dessa comemoração. A origem histórica das festas juninas é a Europa, quando os agricultores realizavam celebrações para comemorar as colheitas.

Em Portugal, a tradição é celebrar a colheita do trigo, que acontece no verão europeu, entre os meses de junho e setembro. Com a colonização, o costume foi introduzido por aqui, incorporando tradições que já eram comuns ao povo brasileiro.

Como o Brasil não era um grande produtor de trigo na época, as festas juninas começaram a ser celebradas com outro grão, o milho. Atualmente, o item serve de base para quase todos os alimentos consumidos no período. Além do milho assado ou cozido, outras comidas derivadas desse grão são servidas durante os festejos: curau, canjica, pipoca, bolo de milho.

Há pratos feitos de milho que variam conforme a região, como a pamonha, muito comum em Goiás e em Minas Gerais, e a polenta, tradicional entre os gaúchos. Já os nordestinos costumam usar o milho para fazer cuscuz, que pode ser consumido com ovo ou carne-seca.

Coco e amendoim

Não é somente o milho que reina nesta época do ano. Servido com sal ou açúcar, o amendoim torrado é muito apreciado nas comemorações de junho.

Entre as guloseimas feitas com amendoim estão o pé-de-moleque e a paçoca. Para incrementar o sabor, o amendoim também está presente na preparação da canjica (em algumas regiões do Nordeste a canjica é conhecida como mungunzá).

Outro ingrediente que pode ser usado em diversos pratos é o coco, que também faz parte das receitas de canjica. O bolo de coco é apreciado em diversas regiões do Brasil.

Milho, coco e amendoim, além de deliciosos, são alimentos muito nutritivos, ricos em ferro, potássio, fibras, sais naturais, óleos, proteínas e açúcares.

Fonte: Ascom/Consea