Você está aqui: Página Inicial > Comunicação > Notícias > 2016 > Ministério da Saúde lança livros para guiar a alimentação da população brasileira

Notícias

Ministério da Saúde lança livros para guiar a alimentação da população brasileira

por publicado: 07/12/2016 15h56 última modificação: 07/12/2016 15h56

Por: Bianca Andrade

O Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/Brasil), lançou uma série de publicações para apoio alimentar da população brasileira e para utilização dos profissionais de saúde.

 O material tem como objetivo auxiliar na tarefa e no compromisso cotidiano dos gestores e trabalhadores do SUS, a fim de que se transformem em multiplicadores e criem estratégias para a promoção da saúde de todos os brasileiros.

O documento oficial também aborda os princípios e as recomendações de uma alimentação adequada e saudável para a população brasileira e qualifica as ações de educação alimentar e nutricional desenvolvidas nos serviços de saúde.

Na cozinha com as frutas, legumes e verduras 

 Neste livro, estão disponíveis informações úteis sobre diversos alimentos brasileiros e como diversificar o uso no dia a dia. São apresentadas as principais características nutricionais dos grupos de alimentos e os benefícios à saúde, além das formas de como comprá-los com melhor qualidade e preço.

A obra aborda também questões de higienização e armazenamento, visando à qualidade nutricional deles. São disponibilizadas várias receitas criadas com o intuito de oferecer opções saborosas, nutritivas, práticas e de baixo custo.

O livro “Na cozinha com as frutas, legumes e verduras” contribui para apoiar e estimular práticas alimentares adequadas e saudáveis no âmbito individual e coletivo, além de qualificar as ações de educação alimentar e nutricional desenvolvidas nos serviços de saúde.

A valorização e o incentivo do consumo de frutas, legumes e verduras representam uma importante estratégia de promoção da saúde e de alimentação adequada e saudável, contribuindo para a melhoria do padrão alimentar e nutricional e para a redução de Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT). 

Para fazer o download, clique aqui.

Desmistificando dúvidas sobre alimentação e nutrição

A publicação pretende orientar e subsidiar a prática dos profissionais de saúde, assim como ampliar a autonomia das pessoas, famílias e comunidades, facilitando o acesso a conhecimentos sobre alimentação e nutrição. A obra possibilita a reflexão crítica sobre hábitos e práticas não promotoras de saúde. 

Atualmente, a grande repercussão do tema da alimentação e saúde e a crescente quantidade de notícias veiculadas exigem o desenvolvimento de habilidades pessoais para favorecer escolhas saudáveis.

Comumente, a publicidade tende a enfatizar alimentos específicos, propagados como “superalimentos” e dietas com promessa de efeitos milagrosos no corpo e na saúde, induzindo modismos e padrões de comportamento alimentar não usuais, que, muitas vezes, podem causar riscos à saúde.

A publicação aborda os principais temas divulgados pela mídia, esclarece dúvidas e traz sugestões de leituras adicionais, considerando a literatura científica e a atual legislação. 

Para fazer o download, clique aqui.

Metodologia de trabalho em grupos para ações de alimentação e nutrição na atenção básica 

 Este material tem o objetivo de apoiar o planejamento e o desenvolvimento de ações coletivas de promoção da alimentação adequada e saudável no Sistema Único de Saúde (SUS), em especial a Atenção Básica.

 A promoção da alimentação adequada e saudável faz parte dos cuidados da atenção nutricional e deve estar associada às demais ações de atenção à saúde do SUS, contribuindo para o enfrentamento do atual cenário epidemiológico, representado pelo aumento significativo de Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) e pelas mudanças no consumo alimentar da população brasileira. 

 A publicação possibilita orientar a mudança de prática na abordagem da promoção da saúde, apresentando propostas de metodologias com suporte teórico e prático para o desenvolvimento das ações.

Os conteúdos abordados auxiliam na tarefa e no compromisso cotidiano dos gestores e trabalhadores do SUS, a fim de que se transformem em multiplicadores e criadores de estratégias para a promoção da saúde de todos os brasileiros. 

Para fazer o download, clique aqui.

Fonte: Ascom/Consea, com informações no site Rede Nutri