Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Institucional > Quem é Quem > Gestão 2017/2019 > Conselheiros da Sociedade Civil

Conselheiros da Sociedade Civil

por michellema publicado 17/04/2017 16h23, última modificação 08/05/2017 19h24

Titular

Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar (FBSSAN)
Alcemi Almeida de Barros
Nutricionista, com atuação em Nutrição Social voltada para a Segurança Alimentar e Nutricional, Direito Humano à Alimentação Adequada e Políticas Públicas. Fundador e coordenador geral do Grupo de Estudos em Segurança Alimentar e Nutricional Prof. Pedro Kitoko (Gesan). É presidente do Consea-ES, diretor-presidente da Associação de Pesquisadores e Extensionistas em Segurança Alimentar e Nutricional (Apesan), membro da Coordenação Nacional do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN) e membro da Coordenação do Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional do Espírito Santo.

Suplente
Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar (FBSSAN)
Julian Perez Cassarino
Graduado em Engenharia Florestal, doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento, com estágio doutoral no Instituto de Sociología y Estudios Campesinos de la Universidad de Córdoba (ISEC-UCO), Espanha. Professor adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Laranjeiras do Sul/PR. Professor permanente dos programas de pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGAEDRS-UFFS) e Meio Ambiente e Desenvolvimento (MADE-UFPR). Coordena o Núcleo de Estudos Avançados em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional 'Karu Porã' e integra a Coordenação do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN). Tem experiência na área de Agroecologia, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, atuando principalmente nos seguintes temas: construção social de mercados, formas alternativas de abastecimento alimentar, sistemas agroflorestais e agricultura familiar e campesinato.


Titular
Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag)
Alessandra da Costa Lunas
Engenheira ambiental e agricultora familiar. Na Contag, foi secretária de Políticas Sociais e secretária de Relações Internacionais. É secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais e coordenadora geral da Marcha das Margaridas. Além do Consea, atua como conselheira do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Sustentável (Condraf).

Suplente
Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag)
Elias D´Angelo Borges
Foi conselheiro, secretário geral e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Morrinhos (GO). Na Fetaeg, ocupou os cargos de secretário de Finanças e presidente. É secretário de Assalariados e Assalariados Rurais, na Contag.


Titular
Cáritas Brasileira
Alessandra Miranda de Souza
Graduada em Letras, com especialização em Juventude e Direitos Humanos. Assessora da pastoral social na Rede Escolar Franciscana. Coordenadora da área sociopolítica e escolas de cidadania e economia solidária na Casa da Juventude Padre Burnier. Na Cáritas, foi assessora nacional do Programa Infância, Adolescência e Juventudes e, atualmente, integra a coordenação colegiada nacional. É fundadora e diretora da ONG Cajueiro Assessoria e Pesquisa em Juventudes.

Suplente
Comitê da Ação da Cidadania
Kleber Gomes de Sousa
Graduado em Direito e em Comunicação Social. Secretário Executivo da Caisan do Maranhão, coordenador adjunto do Comitê da Ação da Cidadania do Maranhão. Ex-dirigente sindical, foi vereador em São Luís e secretário adjunto de Segurança Alimentar do Maranhão.


Titular
Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec)
Ana Paula Bortoletto Martins
Graduada em Nutrição, com mestrado e doutorado em Nutrição em Saúde Pública. É pesquisadora em alimentos do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e pesquisadora do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens).

Suplente
Rede Brasileira de Infância e Consumo (Rebrinc)
Maria Lucia Barciotte
Bióloga e mestre em Biologia. Doutora em Saúde Pública e Ambiental pela USP, com pós-doutorado pelo Nupens/Faculdade de Saúde Pública/USP. Palestrante e consultora, atua de forma sistêmica, com cursos, projetos e palestras envolvendo Alimentação, Saúde e Qualidade de Vida; Obesidade Infantil e DCNTs, Alimentação Escolar, Comunicação para o Consumo Responsável e Sustentabilidade; Ética e Cultura de Paz. Integrante da Rebrinc e Conselheira da AAO/Associação de Agricultura Orgânica, onde foi fundadora em 1989. Fundadora e primeira presidente do Instituto Kairós. Atual diretora do Mahã – Instituto de Estudos Contemporâneos.


Titular
Movimento Nacional da População de Rua (MNPR)
Anderson Lopes Miranda
Formado em Gastronomia pelo Senac. Viveu em situação de rua de 1991 a 2005. Ajudou a fundar o MNPR, do qual é coordenador nacional por São Paulo. Tem formação de base no MST e foi eleito conselheiro nacional do CNAS por dois mandatos.

Suplente
Fórum Nacional de Reforma Urbana (FNRU)
Adnamar Mota dos Santos
Graduado em Serviço Social. Pós-graduado em Ética e Política. Foi assessor de Projetos Sociais na Cáritas Arquidiocesana de Manaus. É coordenador do Programa Inclusão Social no Direito a Terra e Habitação.

 

Titular

Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme)
Antonio Ricardo Domingos da Costa
Líder do Povo Tapeba. Conselheiro do Conselheiro Nacional de Saúde. Vice- coordenador da Apoinme,  assessor no controle social da saúde indígena.  Articulador do movimento indígena do Estado do Ceará. Conselheiro do Conselho Municipal de Turismo de Caucaia (CE) e conselheiro do Conselho  Municipal de Segurança Alimentar de Caucaia.

Suplente

Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme)
Paulo Henrique Vicente Oliveira
Coordenador executivo da Apoinme de 2005 a 2009. Coordenador geral da Apoinme de 2014 a 2018. Integrante do comitê gestor da Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial Indígena e do Fórum de Presidentes do Conselho Distrital de Saúde Indígena. Membro do Conselho Nacional de Política Indigenista.

 

Titular
Centro de Estudos e Articulação da Cooperação Sul-Sul (Articulação Sul)
Bianca Suyama
Graduada em Relações Internacionais e mestre em Gestão e Desenvolvimento Internacional. Coordenadora executiva da Articulação Sul desde 2011. Foi assessora de governança para a América Latina e para a África, na Care International UK. Na Prefeitura de São Paulo, trabalhou na Secretaria do Orçamento Participativo e como educadora popular.

Suplente
Centro de Estudos e Articulação da Cooperação Sul-Sul (Articulação Sul)
Mariana Menezes Santarelli Roversi
Mestre em Políticas de Desenvolvimento e doutora em Ciências Sociais, Desenvolvimento e Agricultura. Nos últimos 15 anos, atuou na construção da agenda pública de Segurança Alimentar e Nutricional, transitando entre organizações não governamentais, academia e governo, em âmbito nacional e internacional. Foi coordenadora geral de apoio à Implantação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). É pesquisadora do Centro de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional (Ceresan) da UFRRJ e membro da Articulação Sul.

 

Titular
Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR)
Carlos Alencastro Cavalcanti
Membro do Conselho Nacional de Economia Solidária, representando o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis. Cooperado-fundador da Rede de Empreendimentos Solidários – Rede Cata Paraná.

Suplente
ONG Banco de Alimentos
Camila Mendes Kneip
Nutricionista, pós-graduada em Gestão Pública. Conselheira do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo. Desde 2009, é coordenadora de Nutrição da ONG Banco de Alimentos.

 

Titular
Central Única dos Trabalhadores (CUT)
Carmen Helena Ferreira Foro
Ex-presidente do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Igarapé-miri (PA). Coordenadora da Regional Tocantina do Pará. Diretora executiva da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do estado do Pará (Fetagri). Secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais e a de Políticas Sociais na Fetagri. Integrante da CUT Nacional, da qual é vice-presidente. Compõe a direção executiva da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). Liderou por duas vezes a Marcha das Margaridas.

Suplente
Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB)
Lino de Macedo
Vereador em Presidente Prudente. Secretário de Meio Ambiente e secretário de Agricultura em Caiuá. Integrante nacional do Movimento Sem Terra (MST). Conselheiro no Consea entre 2009 e 2011. Representante Nacional das Comunidades Rurais junto Legião Brasileira de Assistência (LBA). Presidente da Cooperativa de Presidente Epitácio. Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Presidente Epitácio, de 2000 a 2004. Diretor Nacional na Social Democracia Sindical (SDS). Diretor Nacional na Central Brasileira dos Trabalhadores e Empreendedores (CBTE). Diretor Nacional na Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB) e membro da Executiva Nacional.

 

Titular
Instituto Pólis
Christiane Gasparini Araújo Costa
Socióloga, com doutorado em Ciências, membro do Grupo de Pesquisa “Promoção da Saúde e Segurança Alimentar e Nutricional” da USP. Coordenadora da área de segurança alimentar e nutricional do Instituto Pólis. Membro da coordenação do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN), integrante do Mecanismo da Sociedade Civil (MSC) da ONU, atual presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo (Comusan).

Suplente
Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar (FBSSAN)
Auridenes Alves Matos
Graduada em Administração Rural, com especialização em Ensino de Ciências, com Habilitação em Biologia e em Meio Ambiente e Recursos Aquáticos. Integrante do Fórum Estadual de Transparência, Controle Social e Políticas Públicas (FETCSPP). Integrante da Articulação de Meio Ambiente e Segurança Alimentar e Nutricional na Amazônia. Integrante da Rede de Gestão Ambiental do Maranhão (Regeama). Integrante da Coordenação do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN). Integrante do Fórum Maranhense de Segurança Alimentar e Nutricional (FMSAN). Ex-coordenadora de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Bacabal (MA). Ex-conselheira Nacional de Meio Ambiente (Conama).  Ex-conselheira Estadual de Meio Ambiente (Consema). Ex-conselheira Estadual de Direitos Humanos (CEDDH-MA). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental em Unidades de Conservação do Maranhão. Sócia fundadora da Associação de Desenvolvimento Socioambiental da Bacia do Rio Mearim (Guapé). Integrou o colegiado de mobilização social interestadual do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba. Coordenadora do grupo de trabalho de educação indígena do Maranhão (GTEI-MA).

 

Titular
Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas)
Daniela Sanches Frozi
Graduada em Nutrição, mestre em Alimentos e doutora em Ciências da Nutrição e em Antropologia da Alimentação. Professora do Programa de Pós Graduação Políticas Públicas em Saúde, na Fiocruz. Foi Professora Visitante do Departamento de Nutrição Social da UERJ. Membro titular do Consea nas gestões 2009-2011; 2012-2014, 2015-2016.

Suplente
Visão Mundial
Ariovaldo Ramos dos Santos
Estudou Teologia e Filosofia. Presidente da Visão Mundial. Presbítero da Comunidade Cristã Reformada, em São Paulo.

 

Titular

Coordenação Nacional das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq)
Denildo Rodrigues de Moraes
Coordenador Nacional da Conaq. Agricultor, residente no Quilombo de Ivaporunduva, em São Paulo. Membro da Via Campesina Brasil. Estudante do curso de Licenciatura no Campo pela Universidade de Brasília (UnB).

Suplente
Coordenação Nacional das Comunidades Quilombolas (Conaq)
Xifronese Santos
Atuante na agricultura familiar. Militante na causa de comunidades quilombolas, no interior de Sergipe É presidente da Associação Quilombola Dona Paquesa Piloto e presidente da Federação das Comunidades do Estado de Sergipe.

 

Titular
Agentes de Pastoral Negros (APN)
Edgard Aparecido de Moura
Graduado em Administração, especialista em Gestão Pública da USP, mestrando em Política Pública, Alimento, Nutrição e Saúde, na Unifesp. Assessor da Frente Parlamentar de SAN/Alesp (2003-2013).  Analista de Programas ATER da Reforma Agrária na Fundação Escola Sociologia Política – Fesp (2013-2016). Membro do Movimento Social Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNS).

Suplente
Rede Amazônia Negra
Pedro Paulo da Cunha Carvalho
Coordenador estadual e mentor da Rede Amazônia Negra (RAN). Professor de Arte, pós-graduado em História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Coordenador do Instituto Mocambo. Coordenador da Rede Ciranda – Rede de Educadores das Relações Étnico Raciais.

 

Titular
Articulação Nacional de Agroecologia (ANA)
Eduardo Amaral Borges
Graduado em Agronomia. Trabalha com povos e comunidades tradicionais da Amazônia desde 1992. Atua no desenvolvimento socioambiental, com concentração nos processos de fortalecimento da organização social, produção agroextrativista, regularização fundiária, sociobiodiversidade, segurança alimentar e nutricional, participação em espaços de controle social de políticas públicas voltadas para a área rural. Coordena o Grupo de Pesquisa e Extensão em Sistemas Agroflorestais do Acre/Pesacre, organização não governamental que participa da Articulação Nacional de Agroecologia, entre outras redes da sociedade civil.

Suplente
Articulação Nacional de Agroecologia (ANA)
Fátima Aparecida Garcia de Moura
Engenheira agrônoma, especialista em desenvolvimento rural sustentável. Atua junto à agricultura familiar desde 1993, na região sudoeste de Mato Grosso. Conselheira do Consea Mato Grosso desde 2007. Representa o Consea no Conselho Estadual de Alimentação Escolar. Coordena projetos de assistência técnica e extensão rural junto a agricultores e agricultoras em Mato Grosso, com foco na agroecologia. Integra a subcomissão temática de Ater e de Mulheres da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (CNAPO). Integrante do Grupo de Trabalho Mulheres da Articulação Nacional de Agroecologia.

 

Titular
Instituto Alana
Ekaterine Valente Karageorgiadis
Graduada em Direito e mestranda em Saúde Pública. Especialista em Direito do Consumidor e em Infância, Educação e Desenvolvimento Social. Coordenadora do Projeto Criança e Consumo do Instituto Alana, que tem a missão de promover a conscientização e a defesa dos direitos da criança frente à comunicação mercadológica.

Suplente
Rede IBFAN
Sônia Maria Salviano Matos de Alencar
Médica pediatra aposentada. Trabalhou no Hospital Regional do Gama, onde foi chefe da Unidade de Pediatria e chefe da Seção de Medicina Integrada. No Hospital Regional de Taguatinga atuou como neonatologista. Integrada ao Movimento Mundial de Resgate de Amamentação e Melhoria da Saúde da Criança, coordenou a iniciativa Hospital Amigo da Criança. Foi chefe do Banco de Leite Humano do HRT e coordenou os Bancos de Leite Humano do Distrito Federal. Coordenou a Política Nacional de Aleitamento Materno do Ministério da Saúde. Foi diretora da Atenção a Saúde da Regional de Saúde de Taguatinga e diretora geral de Saúde de Taguatinga. Foi presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria do DF, coordenadora da Rede IBFAN Brasília – Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar, pesquisadora convidada da Rede Latino Americana de Bancos de Leite Humano. Exerceu a presidência do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria. Foi presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Bancos de Leite Humano e Aleitamento Materno e professora da Faculdade de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde da SES-DF até 2004.

 

Titular
Pesquisadora
Elisabetta Gioconda Iole Giovanna Recine
Nutricionista e doutora em Saúde Pública. Docente do Departamento de Nutrição e coordenadora do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição da Universidade de Brasília. Linhas de atuação: políticas públicas de alimentação e nutrição, segurança alimentar e nutricional, direito humano à alimentação adequada, educação alimentar e nutricional, formação em nutrição em saúde coletiva. Membro do GT de Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva/Abrasco, da Associação Mundial de Nutrição em Saúde Pública e da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável. 

Suplente
Pesquisadora
Ana Lúcia Pereira
Bacharel em Ciências Sociais, mestre em História e doutora em Sociologia. Especialista na área de violência doméstica contra crianças e adolescentes. Professora na Universidade Federal do Tocantins e membro do grupo de pesquisa do CNPQ. Coordena o Programa de Pesquisa e Extensão Ordem Jurídica: Igualdade Étnico-Racial e Educação. Dedica-se aos estudos da população negra, com ênfase aos temas ligados às políticas de promoção da igualdade racial, políticas de segurança alimentar e nutricional, cultura e direitos humanos. Ativista junto aos Agentes de Pastoral Negros do Brasil.

 

Titular
Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS)
Fátima Cristina da Silva
Graduada em Pedagogia, com especialização em Metodologia do Ensino Superior e em Gestão Descentralizada PN DST-Aids. Especialista em Assuntos Culturais, presta serviços para a Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour. Assessora a Coordenadoria Pedagógica de Projetos do Conselho Nacional das Populações Extrativistas na Amazônia. Ministra oficinas sobre políticas públicas nas reservas extrativistas da Amazônia. Trabalha na construção de materiais didáticos, com ênfase em planejamento em educação ambiental, educação em saúde, organização comunitária e gênero e cidadania. Socioeducadora na Rede Mulher de Educação.

Suplente
Associação do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu 
Maria do Socorro Teixeira Lima
Trabalhadora rural extrativista e coordenadora do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu. Moradora de Praia Norte (TO).

 

Titular
Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco)
Inês Rugani Ribeiro de Castro
Nutricionista sanitarista, com mestrado e doutorado em Saúde Pública. Atuou como sanitarista da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro no período de 1992 a 2012. Professora do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas para a interface entre alimentação e nutrição e políticas públicas. É membro da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), atuando no Grupo Temático Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva. Entre os temas prioritários para atuação na Abrasco estão: articulação das ações de alimentação e nutrição no âmbito da saúde e da segurança alimentar e nutricional, relação público-privado e os potenciais conflitos de interesse nela presentes e agenda regulatória em alimentação e nutrição.

Suplente
Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco)
Sergio Luis da Silva
Atuou na Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde (1994-1999); na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (1999-2006), no Centro de Referência Professor Hélio Fraga/SVS/MS (2007-2008). Foi consultor da Management Science for Health – MSH (2008-2011). É vice-diretor de Vigilância Sanitária do Instituto Nacional de Controle da Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz). Membro do GT VISA da Abrasco, da Câmara Técnica de Saúde e Ambiente da Fiocruz, do GT de Agrotóxicos da Fiocruz, do Fórum Estadual de Combate aos Impactos de Agrotóxicos do Rio de Janeiro (Fecia), da Câmara Setorial de Saneantes da Anvisa. Participou da criação e estruturação da Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde – Reblas/Anivisa, da implantação do Sistema de Gestão da Qualidade do laboratório NB3 do CRPHF, da coordenação técnica da implantação nacional do Sistema de Informações Harpya e da ampliação das relações entre o INCQS e o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. É autor do livro LABMOST – Manual para Gestão da Qualidade em Laboratórios de Ensaios.
 

Titular
Especialista
Irio Luiz Conti
Mestre em Sociologia e doutor em Desenvolvimento Rural. Especialista em Direitos Humanos e Licenciado em Filosofia e Teologia. É professor de Sociologia no Ifibe, no Cesurg e de Segurança Alimentar e Nutricional no Plageder/PGDR/UFGRS. Membro fundador da Fian Brasil e ex-presidente da Fian Internacional. Integra o FBSSAN e o Fesans e é colaborador do Consea-RS. Associado do Instituto Crescer Brasil e coordenador do Projeto de Fortalecimento do Sisan no RS, mediante Convênio entre MDSA e UFSC. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Segurança Alimentar e Nutricional do PGDR/UFRGS e da Teia de Articulação pelo Fortalecimento da SAN/UFSC. Atua como consultor em SAN e Direito Humano à Alimentação Adequada, com várias publicações relacionadas a este tema e à agricultura familiar.

Suplente
Especialista
Renata Menasche
Mestre em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade. Doutora em Antropologia Social. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pelotas (PPGAnt/UFPel) e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Alimentação e Cultura (Gepac). Atividades de pesquisa e ensino situadas na convergência dos estudos da alimentação, do consumo e do rural, com foco em temas relacionados à segurança alimentar e nutricional: alimentação e cultura, patrimônio alimentar e alimentos tradicionais.

 

Titular
Associação de Advogados/as de Trabalhadores/as Rurais no Estado da Bahia (AATR/BA)
Joice Silva Bonfim
Graduado em Direito, com pós-graduação em Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo. Associada, advogada e coordenadora administrativa da Associação de Advogados/as de Trabalhadores/as Rurais no Estado da Bahia (AATR/BA) e mestranda no Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Suplente
Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH)
Maria de Lourdes Rocha Lima Nunes
Graduada em Ciências Biológicas e em Comunicação Social. Especialista em Saúde Pública, Ciências do Ambiente, Ensino e Educação em Direitos Humanos. Concluiu mestrado em Educação (UFPI) e doutorado em Educação Brasileira (UFC). Professora aposentada da Universidade Federal do Piauí. Coordenou o Movimento Nacional de Direitos Humanos, na pasta de Formação em Direitos Humanos. É coordenadora Geral do MNDH e do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos do Piauí. Foi membro do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos, do Conselho Nacional de Segurança Pública e do Conselho Nacional de Direitos Humanos (Ministério da Justiça e Cidadania).

 

Titular
Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP)
Manoel Bueno dos Santos
Presidente da Associação dos Pescadores de Jacaraípe (ES). Presidente da Federação das Associações dos Pescadores Artesanais do Estado do ES. Coordenador do Movimento dos Pescadores Artesanais do Estado do Espírito Santo. Conselheiro do Consea-ES.

Suplente
Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA)
Maria Eliane da Conceição dos Santos Morais (in memoriam)

 

Titular
Rede de Informação e Ação pelo Direito a se Alimentar (Fian)
Marcelo Brito dos Santos
Professor de Filosofia na Rede Pública de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul. Graduando em Geografia. Trabalha com educação e formação da pessoa com deficiência intelectual. Foi articulador político e coordenador do Programa de Proteção a Testemunhas do Centro de Defesa dos Direitos Humanos Marçal de Souza Tupã-i. É diretor-presidente da Fian Brasil.

Suplente
Rede de Informação e Ação pelo Direito a se Alimentar (Fian Brasil)
Lucas Eduardo Allegretti Prates
Bacharel em Direito. Mestrando em Direitos Humanos. Assessor de Direitos Humanos da Fian Brasil. Experiência em assessoria jurídica à agricultura familiar, com ênfase em direitos humanos, segurança alimentar e nutricional, reforma agrária, políticas públicas de abastecimento e agrobiodiversidade.

 

Titular

Associação Brasileira de Supermercados (Abras)
Marcio Milan
Professor e administrador de empresas. Trabalhou por 44 anos no Grupo Pão de Açúcar. Superintendente da Abras, onde foi vice-presidente, coordenador do Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (Rama) e responsável pelo Comitê Jurídico da Entidade, entre outras atividades.

Suplente
Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen)
Gustavo Alberto França Fonseca
Presidente da Abracen, diretor-presidente das Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S/A (Ceasaminas).

 

Titular
Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab)
Maria Auxiliadora Cordeiro da Silva
Graduada em Gestão Pública, mestranda de Antropologia Social. Indígena do povo Baré e atuante do movimento dos povos indígenas. Conselheira titular no Consea, de 2015 a 2018. Representante da Coiab na Articulação Nacional de Agroecologia (ANA). Coordenadora-secretária na União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira (Umiab). Sócia-fundadora do Centro Indígena de Estudos e Pesquisas (Cinep). Atuou na Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepi), Secretaria de Estado para os Povos Indígenas do Amazonas (Seind), Programa Territórios da Cidadania/MDA. Atualmente atua no Programa de Agricultura Indígena/Sepror-AM.

Suplente
Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (Arpinsul)
Jaciane Goj Téj Kuitá Fideles
Estudante universitária, na UFSC, do curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica em Florianópolis. Integrante da etnia Kaingang. Reside na Terra Indígena Apucaraninha, Tamarana (PR).

 

Titular
Instituto Maniva
Maria Teresa Corção Braga
Graduada em Design. Estudou Programação Visual em Londres, onde aprofundou conhecimentos em culinária. É proprietária de restaurante e chef executiva. Integra o movimento internacional Slow Food. Dedica-se a colocar em prática diversas ações ligadas ao fortalecimento do sistema alimentar do produtor familiar agroecológico. Para proteger e promover a herança culinária mais importante das populações nativas do Brasil, iniciou, em 2002, o Projeto Mandioca, dirigido aos alunos de escolas públicas. Em 2007, fundou o Instituto Maniva, ONG pioneira em trabalhar a gastronomia como instrumento de transformação social. Desde 2013, é diretora de Responsabilidade Socioambiental do SindRio, sindicato que representa mais de 2.500 estabelecimentos de alimentação fora do lar no Rio de Janeiro.

Suplente
Instituto Maniva - Ecochefs
Maria Cristina Couto Scofano
Graduada em História e em Direito. Em 2011 ingressou no ramo da gastronomia, administrando a Estilo Gourmet Saber Culinário. Em 2013, assumiu a diretoria do Instituto Maniva, onde desenvolve junto ao grupo de Ecochefs trabalho de fortalecimento do produtor familiar agroecológico e orgânico, visando dar visibilidade a quem produz e garantir a manutenção da biodiversidade gastronômica brasileira.

 

Titular
Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste (MTTR-NE)
Maria Verônica de Santana
Agricultora assentada, educadora popular feminista, militante dos movimentos e coletivos feministas que atuam no campo da agroecologia, feminismo rural e de incidência política. Integrante do GT Mulheres da Articulação Nacional de Agroecologia. Integra a Coordenação Executiva do MMTR-NE, com atuação nos estados do Nordeste e ocupação de diversos espaços institucionais de dimensão nacional e internacional.

Suplente
Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD)
Chirlei Werkhausen Fischer
Graduada em Pedagogia da Terra. Atua em projetos sociais e mobilização urbana nos temas de educação popular, direitos humanos, geração de trabalho e renda e inclusão socioprodutiva.

 

Titular

Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf)
Marcos Rochinski
Coordenador do DETR/CUT-PR. Presidente do Departamento de Estudos Socio-Econômicos Rurais. Líder na criação da Frente Sul da Agricultura Familiar dos Estados do Sul. Coordenador de Formação dos Três Estados do Sul e do Projeto Terra Solidária. Secretário de Formação da CUT-PR. Fundador da Fetraf-Sul. Membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf). Membro da Direção Nacional da CUT. Coordenador Geral da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil (Fetraf Brasil/CUT).

Suplente
Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Goiás (Fetraf-GO)
Lazaro de Sousa Bento
Fundador da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Goiás (Fetraf-GO). Presidente do Instituto Nacional de Desenvolvimento Rural e Ambiental (IDRAM). Foi secretário de Políticas Agrárias da Fetraf-Brasil. Membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf). Membro da Direção Nacional da CUT. Coordenador de Gestão e Finanças da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil (Contraf/CUT).

 

Titular
Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis)
Ming Chao Liu
Graduado em Administração, mestre em Agronegócios. Consultor em agronegócios e diretor executivo do Organis. Coordenador executivo do Projeto Setorial Nacional Organics Brasil, parceria entre Apex-Brasil e IPD.

Suplente
Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis)
Christophe Allain

 

Titular
Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra)
Miriam Francisca Silva
Graduada em Administração de Empresas e em Análise de Sistemas. Aposentada da Telecomunicações do Rio de Janeiro S/A (Telerj), onde atuou nas áreas de Recursos Humanos e Administração de Contratos – TI. Desde 2010 é presidente da Associação dos Celíacos do Brasil – Seção RJ (Acelbra-RJ). É conselheira do Consea-RJ desde 2007. Foi conselheira do CAE/RJ no período de 2009 a 2013. Membro da Coordenação do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar (FBSSAN) desde 2013, representando o segmento das pessoas com Necessidades Alimentares Especiais.

Suplente
Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso) 
Cintia Cercato

 

Titular

Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA)
Naidison de Quintella Baptista
Graduado em Teologia e Filosofia. Mestrado em Teologia Litúrgica.  Professor aposentado de Metodologia do Trabalho Científico pela Universidade Estadual de Feira de Santana (BA). Técnico em Desenvolvimento Social no Movimento de Organização Comunitária (MOC), onde foi secretário executivo. Membro do Conselho Estadual de Segurança Alimentar da Bahia. Coordenador da ASA pelo estado da Bahia e coordenador nacional da ASA. Presidente da Associação Programa Um Milhão de Cisternas (AP1MC).

Suplente
Articulação Semiárido Brasileiro (ASA)
Valquíria Alves Smith Lima
Secretária-executiva e assessora técnica da Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais, nas seguintes áreas temáticas: Política Pública e Direitos Sociais, Convivência com o Semiárido, Segurança Alimentar, Reforma Agrária e Economia Popular Solidária. Coordenadora dos Programas Estaduais: Convivência com o Semiárido Mineiro, Apoio à Economia Popular Solidária e ao Desenvolvimento Local no Estado de Minas Gerais, Programa de Segurança Alimentar e Nutricional em Acampamentos e Assentamentos de Reforma Agrária no Estado de Minas Gerais e Programa de Políticas Públicas e Direitos Sociais. De2002 a2012, foi presidente da Associação Programa Um Milhão de Cisternas (AP1MC). Atualmente é vice-presidente da AP1MC.

 

Titular
Via Campesina
Milton José Fornazieri

Suplente
Via Campesina
Anderson Amaro Silva dos Santos
Iniciou na militância aos 14 anos de idade, atuando em grupos de jovens ligados as Comunidades Eclesiais de Base. Foi coordenador do setor paroquial da PJMP, coordenador comunitário de liturgia e catequista, membro do Conselho comunitário da Igreja, membro da diretoria da associação comunitária e da direção do conselho de segurança comunitário. Em 2002, ajudou na articulação do MPA em sua comunidade e, posteriormente, na região onde a diocese de Senhor do Bonfim atuava. Foi coordenador regional do MPA e membro da direção estadual. Em 2006 tornou-se articulador político na Bahia e coordenador da secretaria estadual. Em 2013, mudou-se para Brasília para coordenar a secretaria nacional. Em 2014, passou a coordenar a secretaria nacional da Via Campesina Brasil e compor a coordenação do Cone Sul  da CLOC (Coordenação Latino Americana das Organizações do Campo) – Via Campesina.

 

Titular
Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos  (Dieese)
Patrícia Lino Costa
Graduada em Economia e mestre em Economia Política. Técnica do Dieese desde 1990, com atuação em questões de emprego, desemprego, gênero, raça, juventude, planejamento e preços. Atualmente é supervisora da área de preços e coordena a Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos, o Índice de Custo de Vida do Dieese e da Pesquisa Cesta Básica, em parceria com o Procon-SP.

Suplente
Especialista
Ana Maria Segall Corrêa
Médica sanitarista e epidemiologista. Pesquisadora na área de segurança alimentar e nutricional, com ênfase em validação de instrumentos para medida domiciliar de acesso aos alimentos, inquéritos populacionais em SAN e fatores associados. Conselheira da Rede IBFAN de proteção à amamentação.

 

Titular
Pastoral da Criança
Paula Pizzatto
Graduada em Nutrição. Pós-graduada em Terapia Nutricional com Treinamento em Serviço e em Nutrição Clínica Funcional. Nutricionista da Equipe Técnica da Pastoral da Criança desde 2012. Mestranda em Saúde Pública.

Suplente
Pastoral da Criança
Vânia Lúcia Ferreira Leite
Graduada em Economia. Atua desde 1995 na entidade Pastoral da Criança. Trabalhou com a Irmã Helena Arns na Coordenação de Alfabetização de Jovens e Adultos. Ex-conselheira no Conselho Nacional de Assistência Social e Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa e do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, na CP6. Foi assessora durante 15 anos da Dra. Zilda Arns Neumann, fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Criança. Atualmente é assessora nacional da Pastoral da Criança (CNBB), secretária-executiva da Rede Mundial de Religiões, membro do Comitê Nacional de Registro Civil de Nascimento e Documentação Básica (SDH) e membro do Comitê de Acompanhamento pela Sociedade Civil para a Classificação Indicativa/Ministério da Justiça. É conselheira Nacional de Saúde/Ministério da Saúde coordenadora adjunta na Comissão Intersetorial de Atenção à Saúde nos Ciclos de Vida (criança, adolescente, jovem e idoso) - CNS/Ministério da Saúde e membro da Comissão Intersetorial de Saúde Indígena do Conselho Nacional de Saúde. Acompanha projetos e convênios junto ao Ministério da Saúde e Ministério da Cultura (Lei Rouanet) e projetos de lei na Câmara Legislativa e Senado Federal, atuando na interlocução junto a parlamentares. Atua na participação social e controle social de políticas de saúde e proposição de arranjos institucionais.

 

Titular
Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES)
Rodrigo dos Santos Nantes
Biólogo e educador popular. Militante no movimento de Economia Solidária, Permacultura e Agroecologia. Representa a região Centro-Oeste na coordenação executiva do Fórum Brasileiro de Economia Solidária. Membro do Conselho Nacional de Economia Solidária (CNES). Participa do Conselho Gestor do Projeto MS Sustentável, do Fórum Estadual de Economia Solidária do Mato Grosso do Sul e da Comissão de Avaliação do Cadastro dos Empreendimentos de Economia Solidária (Cadsol). Presidente do Instituto Socioambiental Pantanal Sul.

Suplente
União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes)
Armindo Augusto dos Santos
Técnico em Contabilidade. Agricultor Familiar. Fundador e diretor do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Rio Pardo de Minas (de 1984 a 1996). Vereador do Município de Rio Pardo de Minas (de 1996 a 1999). Secretário de Agricultura do Município de Rio Pardo de Minas – MG (de 2000 a 2002). Diretor de Política Agrícola e Cooperativismo da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Minas Gerais – Fetaemg (de 2002 a 2014). Diretor Fundador da Cooperativa dos Agricultores da Fazenda Santa Maria – Coopersam (desde 2005). Sócio-fundador e membro do Conselho de Administração da Unicafes (de 2005 a 2011). Diretor de formação da Unicafes (de 2011 a 2014). Vice-presidente da Unicafes (de 2014 a 2017).

 

Titular
Conselho Federal de Nutricionistas (CFN)
Rosane Maria Nascimento da Silva
Nutricionista, especialista em Nutrição Materno Infantil. Mestre pela Unifeesp. Foi coordenadora da área de Nutrição da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, de 1995 a 1997, e chefe do serviço de Nutrição da Presidência da República, de 1992 a 1994. Ex-coordenadora do Conselho de Saúde do Distrito Federal, de 1997 a 1998. Conselheira nacional de Saúde, de 2003 a 2005, e membro da Comissão Intersetorial de Alimentação e Nutrição do CNS, de 2000 a 2005. Atuou na Área de Atenção Básica na Secretaria de Saúde do Distrito Federal, de 1999 a 2012. Foi presidente do Conselho Federal de Nutricionistas, nas gestões 2001 a 2003, 2003 a 2006 e 2009 a 2012. Foi coordenadora da Área Técnica de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan) do FNDE, de 2012 a 2014. É consultora internacional da FAO desde 2014. Assessora o Conselho Federal de Nutricionistas desde maio de 2016.

Suplente
Associação Brasileira de Nutrição (Asbran)
Ana Maria Bartels Rezende
Nutricionista, mestre em Extensão Rural e doutora em Nutrição em Saúde Pública. Coordenadora do Curso de Nutrição da Universidade Vila Velha. Atuação e produção técnico-científica na área de Saúde Coletiva, com ênfase nos temas: nutrição em saúde pública; educação alimentar e nutricional; promoção de saúde; segurança alimentar e nutricional; Direito Humano à Alimentação Adequada. Colaboradora das entidades de representação profissional (Conselho Regional de Nutricionistas, Associação Brasileira e Estadual de Nutrição), bem como de instâncias de controle social da área da Saúde e da Segurança Alimentar e Nutricional no âmbito municipal e estadual. É membro suplente do Consea Vila Velha.

 

Titular
Rede FALE
Sâmela Ferreira da Silva
Graduada em Nutrição. Foi Consultora Permanente do Projeto Universidades do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, coordenado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Articuladora local da Rede FALE no Espírito Santo. Participa da coordenação da campanha “FALE em Defesa da Vida sem agrotóxicos”. Membro do Fórum Estadual de Segurança Alimentar no Espírito Santo. É presidenta do Conselho Municipal de Vila Velha (ES). Participa da coordenação da região da Grande Vitória do Grupo de Estudos em Segurança Alimentar e Nutricional Profº Pedro Kitoko – Gesan. Participa do Grupo de Pesquisa e Extensão sobre a Questão do Alimento – GeQa, na Universidade Federal do Espírito Santo.

Suplente
Engajamundo
Jenifer Queila de Santana
Graduada em Relações Internacionais, mestranda em Ciência Política, com pesquisa centrada na atuação do Programa Mundial de Alimentos. Articuladora da ONG Engajamundo, atuando principalmente no GT dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Fome RI (Fome e Relações Internacionais). Foi voluntária na ONG Banco de Alimentos 2013-2015, trabalhou com Avaliação de Impacto de Política Pública no setor de Segurança Alimentar da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano da Paraíba, em 2014, período no qual avaliou o Programa de Aquisição de Alimentos empenhado pelo Estado da Paraíba e adquiriu conhecimento sobre o funcionamento de órgãos como Conab, Consea municipal e estadual e Empasa, entre outros.

 

Titular
Movimento de Mulheres Camponesas (MMC)
Sandra Marli da Rocha Rodrigues
Graduada em Pedagogia para Educadores/as do Campo. Mestranda do curso Sociedade Cultura e Fronteiras, da Unioeste/Foz do Iguaçu. Tem conhecimentos na área da educação popular, formal e não formal. Especializada na área da produção de alimentos nos sistemas agroecológicos e orgânicos, bem como dos processos de transição. Atua nas comunidades camponesas, desenvolvendo processos de organização e formação de grupos produtivos ligados a cooperativas e à agricultura familiar e camponesa. Assessora grupos de mulheres rurais.

Suplente
Movimento de Moradia do Centro (MMC)
Maria Lucivanda Rodrigues da Silva
Agricultora Camponesa. Integrante do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Governador Valadares e do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC-MG).

 

Titular
Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB)
Ubiraci Dantas de Oliveira
Secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, de 1987 a 1993. Presidente da CGTB Nacional. Membro-fundador da Executiva Nacional do Partido Pátria Livre (PPL).

Suplente
Força Sindical
Luiz de Bittencourte
Tecnólogo de manutenção Industrial. Especialização em Saúde do Trabalhador. Dirigente Sindical da Força Sindical. Conselheiro Estadual de Saúde/SUS. Coordenador da Comissão Intersetorial da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT). Membro do Fórum Saúde Segurança do Trabalho (FSST). Membro da Comissão Nacional Temática Tripartite (CNTT). Membro do Grupo de Trabalho Setorial sobre Educação em Segurança e Saúde no Trabalho, vinculado à CTSST.

 

Titular
Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar (FBSSAN)
Vanessa Schottz Rodrigues
Nutricionista, professora do Curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé. É mestre em Saúde Pública e doutoranda no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade. Integra a coordenação do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN), o Grupo de Trabalho de Mulheres da Articulação Nacional de Agroecologia e a Rede Regional da Sociedade Civil para a Segurança Alimentar e Nutricional na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Redsan-CPLP). Participa de espaços de controle social de políticas públicas como membro do comitê consultivo à implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar e do Grupo de Trabalho sobre medidas sanitárias para a agricultura familiar na Anvisa. Atua nas áreas de Segurança Alimentar e Nutricional, Políticas Públicas, Nutrição em Saúde Coletiva, Agroecologia, Gênero e Feminismo.

Suplente
Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar (FBSSAN)
Fernanda Souza de Bairros
Nutricionista, mestre em Saúde Coletiva. Doutora em Epidemiologia com período de Doutorado Sanduíche na Agència de Salut Pública de Barcelona, Espanha. Pós-doutorado em Saúde Coletiva. Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui experiência nas áreas de Nutrição, Saúde Coletiva e Epidemiologia. Desenvolve ensino, pesquisa e extensão principalmente nos seguintes temas: Iniquidades em Saúde, Raça/cor, Gênero e Segurança Alimentar e Nutricional. Coordenadora da Rede de Mulheres Negras para Soberania e Segurança Alimentar e Membro da Coordenação do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar.

 

Titular
Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (Renafro)
Vilma Costa Piedade
Graduada em Português-Literatura Brasileira. Especialista em Literatura Brasileira-Ciência da Literatura. Consultora em Temática Racial da Casa da Mulher Trabalhadora (Camtra-RJ). Ativista e representante da Renafro nas Conferências Nacionais de Direitos Humanos, Igualdade Racial, Mulheres, Povos e Comunidades Tradicionais e Saúde. Representante da Renafro de grupo da sociedade civil de diálogo com a SEPPIR-Brasília, planejando e elaborando o Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável e o Marco Conceitual dos Povos Tradicionais de Matriz Africana. Relatora de conferências de para promoção da Igualdade Racial. Relatora da revisão da Conferência de Durban. Coordenadora Nacional de Articulação Política e Mobilização – Renafro.

Suplente
Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana (Fonsanpotma)
Daniel Garcia Dias
Militante do Movimento Negro e dos Povos Tradicionais de Matriz Africana. Membro da coordenação nacional do Fonsapotma desde 2015. Na Secretaria Nacional de Articulação Política e Participação Social da Presidência da República, atuou no acompanhamento das conferências nacionais e na implementação do portal Dialoga Brasil. Participou da construção e implementação do Plano Juventude Viva, na Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial do Governo Distrito Federal.